O PPP da Escola Consuelo Coelho e Souza objetiva a formação plena do cidadão, sempre focando na realidade onde a escola está inserida. Mesmo falando em cidadania o PPP pouco aborda a questão da sustentabilidade. De todos os projetos anexados ao PPP somente um procura de forma continuada (médio e longo prazo) a consciência ambiental que é o projeto “Lixo: uma questão de cidadania.
A escola trabalha de forma interdisciplinar valores, crenças e cultura da comunidade local. A escola está situada dentro de um conjunto habitacional e mesmo no PPP enfatizando que é necessária uma boa relação entre escola/comunidade, de fato isto não acontece. Mas existe, por parte da escola, essa tentativa de superar esses atritos.
O currículo adotado pelos professores é o que a Secretaria de Educação do Estado recomenda. Existe entre os professores uma preocupação muito grande com a preparação para o vestibular, mas alguns, mesmo estando preocupados com o vestibular trabalham estas questões em sua disciplina.
Nem todos os professores, técnicos e funcionários da escola sentem-se envolvidos no processo educativo. Com relação ao mapeamento socioambiental, ele não aparece no PPP e também ainda não foi feito. Como foi dito antes, a comunidade não tem uma relação amistosa com a comunidade. Isto faz com que a comunidade se sinta distante da escola.
A Jornada Pedagógica de 2011 foi pensado uma série de atividades referente ao tema como: gincanas, palestras, oficinas e outras. Para que isso aconteça, todos os professores estão voltando os seus conteúdos para o tema da sustentabilidade. Mas essas ações não estão no PPP da escola, que por datar do ano de 2004, precisa urgente de mudanças.
O PPP da Escola Consuelo Coelho e Souza está longe de constituir um documento que mostre a realidade da escola. Ele mostre uma realidade fictícia com indicadores a serem seguidos, mas muitos não são cumpridos. Mesmo a escola sendo carente de recursos e de espaço físico, somente o projeto “Lixo: uma questão de cidadania” que aparece no PPP foi trabalhado na prática. Algumas ações, as vezes coletivas e outras não, que não constam no PPP foram postas em prática pelo grupo de professores da escola e teve uma avaliação bastante proveitosa.
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