( FÓRUM parte A)
Após discutirmos em grupo, decidimos priorizar a compostagem, criação de minhocas e horta na escola. Esta ecotécnica promoverá o trabalho interdisciplinar e toda a produção da horta será usada em prol dos estudantes na merenda escolar, além de também possibilitar mudanças de atitudes na comunidade escolar em geral.
O telhado verde também seria uma ótima proposta para o melhoramento do conforto térmico nas salas de aula, já que este constitui um dos principais problemas para a qualidade de ensino e aprendizagem em nossa escola. Nossas salas são quentes demais. Porém, necessitaríamos além de um maior recurso financeiro, um trabalho mais especializado na construção desses telhados, pelo menos é o que acreditamos e por isso fica o receio de não conseguirmos implantar esta ecotécnica. Mas ela seria maravilhosa.
PROJETO DE ADEQUAÇÃO PARA A ESCOLA
(FÓRUM parte B)
Quais mudanças devem ser implementadas no prédio?
O prédio da escola está muito danificado. Há uma necessidade de melhora no conforto térmico e na condição acústica das salas de aula, que não gaste muita energia e que esteticamente reflita a cultura da comunidade local. Aspectos como as condições de higiene nos banheiros, bebedouros e copa precisam ser mudados urgentemente, além da falta de acessibilidade, que é fator primordial para uma escola inclusiva.
Como o entorno da escola pode ser organizado?
A escola Consuelo Coelho fica localizada dentro de um conjunto residencial e seu entorno é formado basicamente por casas particulares e algumas áreas verdes, portanto, a manutenção destas árvores, a plantação de novas espécies frutíferas de forma gradativa e o cuidado e zelo com o ambiente seriam fundamentais para a organização de um espaço sustentável.
Para além dos muros da escola, que ações podem ser priorizadas? Quem pode ser mobilizado para isso?
Ações educativas para conscientizar a comunidade da necessidade de um ambiente sustentável deverão ser o primeiro passo. Para isso, contamos primeiramente com a Com-vida da escola, que serão os primeiros mobilizadores desta tarefa, a partir daí, novas parcerias deverão ser multiplicadas para darem continuidade ao projeto.
Como o projeto se integra às premissas da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, estudada no módulo 1?
Com relação a avaliação ecossistêmica do milênio, quanto melhor a qualidade do ecossistema em que vivemos, mas o homem ganha em qualidade de vida.
O que propor em termos de cronograma e um orçamento inicial?
O cronograma inicia com o ano letivo. As ações de conscientização começarão junto com a ampliação da área verde no entorno da escola. A proposta inicial é de em 1 ano já tenhamos conseguido implementar as ecotécnicas na escola e fazer usufruto delas. Materiais como pá, enchada, carrinho de mão, garrafas pet, adubo e sementes, estão como orçamento inicial para a construção da horta. A coleta seletiva do lixo também está em nossos planos, e propostas de parcerias com empresas que trabalham com reciclagem é uma de nossas metas para tornar o espaço mais agradável.
Que fontes de recursos pode-se acessar?
No primeiro momento contaremos com a ajuda da comunidade escolar (professores, pais, estudantes, pessoal do apoio e técnicos). Após os primeiros resultados, com a ajuda financeira dos moradores do entorno da escola. Utilizaremos também como recurso financeiro a verba cedida pelo Programa Mais Educação para a construção da horta, embora não seja suficiente para a compra de determinados materiais necessários, já é uma boa ajuda.
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